25 anos do DLAC - UTAD

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Do DL ao DLAC
A história da alteração da designação do Departamento de Letras para Departamento de Letras, Artes e Comunicação escreve-se em poucas palavras e traz a ela conexa duas situações factuais que a justificam e fazem dela uma crónica de uma mudança anunciada:
  1. a exemplificação, por várias vezes publicamente referida pelo então Reitor prof. Armando Mascarenhas Ferreira no quadro de uma reestruturação departamental da UTAD, de junção desejável porque natural, dos Departamentos de Artes e Ofícios e de Letras;
  2. a observância das alterações sofridas pelo Departamento de Letras no seu quadro de criação primeiro, com o esgotamento e suspensão dos cursos via ensino que desde o início o formataram e o consequente alargamento/introdução de novas áreas científicas, novos cursos que intensificavam e quase exigiam que melhor e mais adequadamente se nominalizasse o Departamento de Letras.
Foi neste contexto e perante um conjunto de opiniões muitas vezes expressas no sentido da existência de uma descaracterização real do Departamento de Letras e, consequentemente, pretendendo dar expressão à careta pela letra, respondendo positivamente, ao mesmo tempo, ao apelo supra indicado do Magnífico Reitor feito em plenário do Conselho Científico, que a Coordenação dos anos 2006-2008 iniciou um processo de mudança da designação do DL. Havia necessidade e obrigação de encontrar um nome que melhor cobrisse a realidade científico-pedagógica do Departamento de Letras, mais a mais considerando que, a nível da formação inicial, o curso de Ciências da Comunicação era agora a âncora de um departamento que, no seu nome, não lhe fazia a inclusão devida.
Entretanto, no âmbito de uma reestruturação da UTAD que previa extinção e/ou fusões de departamentos, para além de rearranjos inter áreas científicas, a Comissão Permanente do Conselho Científico coligiu e produziu informação sobre os quesitos mínimos, nomeadamente o número de doutores, necessários para a existência de um departamento. Neste novo cenário, o Departamento de Artes e Ofícios não cabia.
A Coordenação do Departamento de Letras reuniu então com os colegas do DAO no sentido de os auscultar sobre uma eventual reorganização que congregasse os dois departamentos e se, nesse caso, estariam na disponíveis para integrar, ou não, esse novo departamento; note-se que, desde há uns anos que o professor responsável pelo curso de Teatro e Artes Performativas e coordenador do DAO e, simultaneamente, o professor mais graduado da área e durante anos único doutorado, fazia contactos com o DL para integrar este departamento, uma situação que não sofria qualquer alteração por via desta indefinição que urgia resolver. Desta reunião não saíram quaisquer decisões e, não sendo embora esse o efeito pretendido, foi notória a divisão entre os docentes que poderiam transitar para o DL, com uma nova designação que integrasse as Artes, e aqueles que permaneceriam no CIFOP, integrando o Departamento de Educação e Psicologia.
Compulsados todos estes dados – vontade da Reitoria, interesse do doutorado mais graduado do DAO, ligações naturais entre os dois departamentos, necessidade objectiva do DL exprimir melhor na sua designação o ensino/aprendizagem e investigação de que era responsável e a reorganização departamental prevista – a Coordenação levou ao respectivo Conselho Científico uma proposta de alteração do nome de Departamento de Letras para Departamento de Letras, Artes e Comunicação, abrindo, ao mesmo tempo aos conselheiros a possibilidade de proporem outra designação, o que aliás aconteceu e, num processo de votação democrático foi aprovado o novo nome para o Departamento por larga maioria, a saber, DLAC – Departamento de Letras, Artes e Comunicação.
Feita a competente informação ao Magnífico Reitor, também a Comissão Permanente do Conselho Científico se pronunciou a esse respeito, como era devido e, no processo de reestruturação organizacional da UTAD por força da aplicação do RJIES, a Assembleia Estatutária consagrou nos novos Estatutos da UTAD a nova designação do Departamento.
Fernando Moreira
Coordenador do DL 2006/2008

0 comentários: